Amigos leitores que por aqui já passaram

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O texto a seguir é de meu filho. Com uma pitada de minhas, por vezes, insistentes (des)orientações, ele elaborou uma carta imaginando-se uma árvore a escrever para um humano. Com essa redação, João, meu filho, participou do Concurso Estadual dos Correios. Ficou em terceiro lugar. Não há palavras que descrevam com precisão o orgulho de ser pai desse pequeno. Apreciem, pois, o texto de meu filho.


Fortaleza, 21 de março de 2011


Madeireira Liberdade
Diretor
Pedro Jatobá

Caro Diretor:

          Como tem passado? Espero que esteja tudo muito bem com o senhor. Sei que vai ser difícil de acreditar, mas, por incrível que pareça, eu sou uma árvore. Isso mesmo, uma árvore, como tantas que existem por aí, ou pelo menos existiam. Achei que já estava passando da hora de me manifestar, afinal de contas a sua madeireira não está facilitando em nada a vida da gente.
          Desde que eu era um brotinho cheio de sonhos verdes, venho notando que, a cada ano, pessoas como o senhor, com uma visão um tanto comercial demais, teimam em querer nos derrubar, sabe-se lá com que intenção. Outro dia, um mogno amigo meu disse que um primo dele terminou como um guarda-roupa na casa de um humano endinheirado. Sinceramente, eu não quero me tornar um guarda-roupa, uma escrivaninha ou qualquer coisa do tipo.
          Bem que o senhor poderia tirar um tempinho para me visitar. Isso seria uma boa ideia! Talvez assim o senhor se lembrasse de como é gostoso descansar à sombra de uma árvore. Além disso, ajudamos os humanos a relaxar, damos paz a eles. Com certeza, o ar fica bem melhor quando estamos por perto. Eu sei que depois de tanto tempo na cidade, respirando asfalto e concreto, as pessoas se esquecem da nossa importância para purificar o ar que elas respiram. É uma pena!
          Dia desses, um casal de namorados sentou na minha raiz. Pareciam felizes. Gravaram o nome deles no meu tronco. Depois, uma família apareceu para tirar fotos comigo. Achei bem divertido, mas também fiquei preocupada. Estão tirando fotos comigo, como se eu fosse algo em extinção ou coisa assim. O senhor já imaginou se não existissem mais árvores no planeta? Para começar, o mundo viraria um forno, o calor seria insuportável e o ar carregado ficaria irrespirável. Sem falar das frutas, dos remédios que fabricam das nossas folhas e cascas, da felicidade que proporcionamos a todos que nos procuram.
          Por favor, senhor Diretor, não pense que estou sendo pessimista. Pelo contrário! Apesar de ter perdido muitos amigos por causa de desmatamentos, ainda acredito que é possível que árvores e humanos possam viver em harmonia, um ajudando o outro. É verdade que a situação não está fácil, mas ainda há chance de recuperar o verde perdido e fazer o planeta continuar tão belo como era nos tempos passados. É bom o senhor saber que não estou falando apenas em meu nome. Existem muitos animais que dependem da minha existência, inclusive a sua espécie, Diretor.
          Tenho algumas sugestões para o senhor. Que tal esquecer as áreas de preservação ambiental e utilizar árvores de reservas plantadas pela própria madeireira? Bem que essa sugestão poderia ser seguida por todos os seus amigos derrubadores de árvores. Outra ideia é aproveitar o prestígio do seu negócio para promover campanhas de preservação das florestas. Tenho certeza que o senhor vai ganhar muito com isso, conscientizando as pessoas de que vale a pena adotar uma árvore como eu, cheia de vida e de história para contar.
          Confesso que tenho medo de ser derrubada, por isso quebrei o silêncio e decidi escrever esta carta. Sei que o senhor vai me entender, afinal de contas os humanos são muito inteligentes. Eu sei disso. Já vi muitos dos seus avanços. Pode não parecer, mas sou uma árvore centenária, mesmo estando firme e forte ainda. E é por acreditar na capacidade humana de criar coisas belas que sei que o senhor vai repensar sua forma de agir, pois nós dois sabemos que não existe nada mais belo do que a natureza.
          Obrigada pela atenção e, por favor, nunca esqueça que podemos viver em paz, um cuidando do outro.

Cordialmente,
Jequitibá-vermelho.



4 comentários:

  1. Perfeito esse texto, a idéia de seu filho de produzir um texto utilizando-se de argumentos como "meios de preservação ambiental" e ainda por cima uma árvora escrevendo uma carta foi magnifico. É muito bom encontrar textos literários de qualidade aqui no site e ainda mais de uma pessoas que foi meu professor.

    ResponderExcluir
  2. Nutro imenso orgulho e esperança de dias melhores para o nosso planeta ao ver tanta criatividade e proatividade em uma criança assim como é demonstrado nesse belo texto. Rico não somente em ideias, mas em sua composição e estrutura também.

    Parabéns ao autor, muito sucesso a ele!
    E congratulações aos pais deste, também, pelo ótimo futuro cidadão que estão ajudando a desenvolver!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Trilhando um bom caminho o autor, muito bom o texto, espero que tenha um futuro promissor.

    ResponderExcluir
  4. Texto muuito bom!
    É maravilhoso saber que os pequenos de hoje já possuem pensamento crítico pra escrever sobre um tema tão atual e polêmico, como a preservação da natureza. Parabéns, professor, por apoiar seu filho e, principalmente, parabéns ao João, por tão lindo texto!

    ResponderExcluir